quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Recital de Poemas


O Recital de Poemas é uma ação do Projeto Político Pedagógico da U.I. Professora Anna Maria Patello Saldanha, planejada e desenvolvida pelas professoras Ana Cristina e Maria de Nazaré nas turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
             foto: edpinhobros
Tendo como objetivo: estimular o hábito da leitura; ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos; conhecer a vida dos autores através da leitura de biografias; ler fluentemente; produzir poemas sobre temas variados; escrever utilizando adequadamente as ortografias e pontuações; estimular a expressividade oral, gestual e comunicativa.

No decorrer deste trabalho foram desenvolvidas várias etapas:

ü  Apresentação da ação pelas professoras nas turmas de 6º e 7º anos.
ü  Aulas expositivas e explicativas sobre a estrutura de poema e sobre poesia.
ü  Pesquisas biográficas e de poemas.
ü  Elaboração de questões sobre as biografias.
ü  Resumo biográfico.
ü  Apresentação dos trabalhos em sala de aula.
ü  Resolução de atividades escritas e orais.
ü  Produção de poemas.
ü  Trabalhos com o livro-didático.
ü  Revisão textual.
ü  Trabalhos em grupos, duplas e individuais.
ü  Ensaio para recital.
ü  Apresentação do recital.



domingo, 27 de novembro de 2011

JOGO ENTRE AS EQUIPES ASSOCIAÇÃO X BOTAFOGO

Hoje às 16:00hs no campo ilha do retiro da cidade de Alto Alegre do Pindaré - MA, Fazendo a sua segunda partida no mata-mata do campeonato municipal, onde a primeira em casa, o Botafogo do Pov. Auzilandia recebeu a Associação e levou a melhor, vencendo a partida por 1 a 0, Já no jogo de volta entre as equipes Associação X Botafogo, a vez foi da Associação vencendo o jogo por 3 a 1 e se classificando. O equilíbrio foi a tônica do jogo, os times se respeitaram mais o time da Sede do município teve mais cautela para vencer a partida, tendo como destaque da partida o jogador Café.

Confira as fotos e um vídeo de lances:



 x








sexta-feira, 25 de novembro de 2011

2ª RODADA DO COPA DE FUTEBOL AMADOR (CAF) COPA AMIGOS DE FRANCINALDO


Neste domingo 27.11.2011, foi realizado a (2ª) rodada da copa de futebol amador Amigos do Francinaldo, organizado pela Associação de Clubes de Futebol Amador de Alto Alegre do Pindaré (CAF). O evento tem com objetivo principal garantir uma melhor qualidade de vida, socialização e lazer aos participantes, oportunizando aos atletas vivências que promovam a auto estima, auto superação e o senso de cooperação, como forma de desenvolvimento integral, usando como meio a prática desportiva e visa, também, à descoberta de novos valores entre as equipes participantes da copa de futebol amador do Povoado Bacuri / Alto Alegre do Pindaré – MA,



A copa (CAF) foi criada pelo professor (in memorian) Francinaldo Melo e deu continuidade como organizador e idealizador da copa CAF - copa amigos do Francinaldo, seu irmão, o amigo Frivaldo Melo que essa já é a 4ª edição do evento. Essa iniciativa é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento do esporte amador de nossa cidade. CONFIRA AS FOTOS DESTE DOMINGO:



BARCELONA
IANBLOGSTAR














PINGÃO
CANOA FURADA
MOCOTÓ ESPORTE CLUBE
BEC - BACURI ESPORTE CLUBE


CHAVE A
CHAVE B
20/11/2011
MEC X BEC
CANOA FURADA X CHÃO DE AREIA
MOCOTÓ X PINGÃO
OPERÁRIO X IANBLOGSTAR
BARCELONA X ATLÉTICO
27/11/2011
BARCELONA X IANBLOGSTAR
OPERÁRIO X ATLÉTICO
CANOA FURADA X PINGÃO
MOCOTÓ X BFC
MEC X CHÃO DE AREIA
04/12/2011
MOCOTÓ X ATLÉTICO
OPERÁRIO X CHÃO DE AREIA
MEC X PINGÃO
BARCELONA X BFC
CANOA FURADA X IANBLOGSTAR
11/12/2011
OPERÁRIO X PINGÃO
MOCOTÓ X IANBLOGSTAR
MEC X ATLÉTICO
BARCELONA X CHÃO DE AREIA
CANOA FURADA X BFC
18/12/2011
CANOA FURADA X ATLÉTICO
BARCELONA X PINGÃO
MEC X IANBLOGSTAR
MOCOTÓ X CHÃO DE AREIA
OPERÁRIO X BFC


FOTOS: EDPINHOBROS
CONFIRE OS RESULTADOS DOS JOGOS:
CLICK AQUI: http://blogdofrivaldo.blogspot.com/

sábado, 19 de novembro de 2011

RETIRO ESPORTIVO

AÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PATELLO SALDANHA


O Retiro Esportivo foi uma ação intencional, que busca metas comuns que intervenham na realidade escolar e teve como objetivo principal proporcionar atividades físicas em diferentes modalidades, com abordagem recreativa, bem como corrida de 100 metros, natação, vôlei, futebol de areia e outros. Visando a melhora da qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional dos alunos, professores e demais funcionários da Escola Professora Anna Maria Patello Saldanha.

A escola é o espaço que pode contribuir na reprodução de seus valores. Neste lugar, praticamente todos os seres humanos passam alguns anos estudando e incorporam valores, saberes e crenças. Por isso, ter bem claro a proposta pedagógica e politica das instituições de ensino é fundamental para a melhoria da educação e também numa visão critica da sociedade, pode ser a possibilidade da sua transformação.
CONFIRA AS FOTOS!!!




















AÇÃO: RETIRO ESPORTIVO
REALIZAÇÃO: 19/11/2011
ESCOLA: PATELLO SALDANHA
DIRETOR: RAIMUNDO NONATO (NETO)
SUPERVISOR PEDAGÓGICO: MARCIO ALEX
SECRETÁRIA: ZILMA LIMA
DIGITADOR: EDIVAN PINHO
PROFESSORES: ADÃO - ADAILTON - EDILSON - ELENILSON - RUBERVALDO - NAZARÉ - KATIANA - SILENE - VANISCLEIDE - FRANCISCO AQUINO - LUCILÉIA - MARY - REGIANE - VILMAR.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 5º AO 9º ANO
LOCAL: MARGENS DO RIO PINDARÉ

FESTIVAL DE PARÓDIAS




I Festival de Paródias, Poemas, Repentes e Literatura de Cordel.



Um show de música e muita criatividade marcou a noite do 1º Festival de Paródias, Poemas, Repentes e Literatura de Cordel no Anexo da Escola Professora Marcelina Nóia Alves do Povoado Nova Brasília, que aconteceu na noite dessa sexta-feira, 18 de novembro/2011. 

Centenas de pais, familiares e amigos lotaram a praça principal do povoado para prestigiarem o talento dos alunos do Ensino Médio. Foram apresentadas um total de 12 paródias e contou ainda com a participação do aluno Eliziário da Escola Professora Marcelina Nóia Alves da sede do município.        
O festival aconteceu com a iniciativa do Professor Raimundo Nonato (Neto) e contou com o apoio dos demais professores: Antonio de Jesus, Toinha e a diretora da escola a professora Adriana do Vale.    

 Confira as fotos!